RAKU - como nasce uma peça


Para a sociedade japonesa, a “Cerimônia do Chá” é um momento de grande importância e que merece total reverência. Por essa razão, as peças de Raku foram as escolhidas para serem usadas neste ritual, já que se trata da cerâmica mais perfeita do mundo: uma peça que resiste a uma temperatura de mais de 800ºC e imediatamente após, é imergida em água fria sem que esse choque térmico a danifique, é digna de participar de tal cerimônia e receber o chá.


A técnica do Raku consiste em cozer peças de cerâmica cobertas com uma camada vítrea muito leve de chumbo e bórax, em aquecimento acelerado até cerca de aproximadamente 1000ºC.


Em 1911, o ceramista inglês Bernard Leach estabelece contacto com o ceramista japonês Shoji Hamada e "traz" o conceito técnico do Raku para o ocidente. No início, as primeiras peças desenvolvidas ainda aparecem ligadas às formas tradicionais, mas, com a chegada da técnica aos Estados Unidos da América, o Raku dissocia-se destas formas e desenvolve-se, sobretudo como um processo técnico, associando-se plenamente às correntes contemporâneas da cerâmica de autor, sendo um bom exemplo disso o trabalho de Paul Soldner dos EUA e David Roberts do Reino Unido, entre outros.


Por isso, ao adquirir esta peça de Raku, você pode ter a certeza que está levando uma cerâmica com uma história milenar e sem defeitos ou imperfeições.

Um comentário:

Coppelia disse...

Coppy, parabéns ! Você arrasa, é uma verdadeira artista... tô super orgulhosa de te ver investindo em seu talento. Beijos e sucesso! Aline

por Compre! Compre! Compre!
...com Ciro Bottini
em 20/09/09