APARELHO DE SUSHI

Um passeio pela cozinha japonesa !


O presente de casamento para a amiga Julia.



E a embalagem da Luciènne ficou genial !









A CERÂMICA E A CULINÁRIA ORIENTAL

A culinária japonesa é uma arte muito delicada. Formas e cores compõem os pratos servidos em travessas laqueadas, cerâmica trabalhada, bambu trançado, ou madeira decorada.

Atualmente, algumas cozinhas asiáticas – como a tailandesa e a coreana, por exemplo - têm influenciado a culinária japonesa com temperos mais fortes, e a francesa contribui com a apresentação dos pratos.

O visual é destaque na culinária japonesa, porém a questão do sabor e cuidado no preparo também são bastante valorizadas pois os japoneses acreditam que a comida deve ser saboreada com a boca, os olhos e o coração.

Cerâmica vem do grego:
κεραμικος - "keramikos"
que significa "de argila".

A cerâmica é o material que acompanha o homem há mais tempo. Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, ele necessitava não apenas de um abrigo, como de vasilhas para armazenar a água, os alimentos colhidos e as sementes para a próxima safra. Tais vasilhas tinham que ser resistentes ao uso, impermeáveis a umidade e de fácil fabricação. Essas facilidades foram encontradas na argila que, portanto, foi a primeira matéria prima dos utensílios domésticos.

A capacidade da argila de ser moldada quando misturada em proporção correta de água, e de endurecer sob a ação do calor, permitiu que, além de matéria prima para vasilhames para uso doméstico e armazenamento de alimentos, vinhos, óleos e perfumes.

A arte da cerâmica manifesta-se na cultura de todos os povos. O estudo das técnicas de fabricação e decoração dos objetos de cerâmica é tido como o "alfabeto" de arqueólogos e historiadores, pois fornece base segura para a reconstrução de muitos aspectos da vida de antigas civilizações.

Acredita-se que o homem tenha começado a fazer cerâmica durante o período Neolítico, por volta de 6000 a.C no Oriente e na Europa.

Os achados mais antigos provêm de jazidas neolíticas na Anatólia, Palestina, Mesopotâmia e Tessália. Era uma cerâmica muito rudimentar, vasos de talhe grosseiro, feitos à mão, sem elementos decorativos e secos ao Sol.

Nenhum comentário: